Organização

Minhas ferramentas para criar uma rotina organizada

Se você sente que precisa criar uma rotina organizada para aumentar a sua produtividade e ter mais tempo, saiba que você não está sozinha! Esse é o desejo da grande maioria das pessoas.

E se você empreende, a organização é ainda mais importante. Afinal, o seu negócio depende de você para crescer. Portanto, ao se organizar e criar métodos, você vai conseguir diminuir a procrastinação e ter uma rotina mais leve e equilibrada.

Procrastinar é diferente de ficar à toa. Procrastinar é adiar. Muitas pessoas se mantêm ocupadas o dia todo, mas chegam ao final do dia e percebem que deixaram de fazer várias tarefas necessárias, ou seja, elas adiaram as atividades mais difíceis mas se ocuparam com outras coisas.

Atualmente existem muitas ferramentas para te ajudar a criar uma rotina organizada. Hoje eu vou te mostrar as duas principais ferramentas que utilizo no momento.

Minhas ferramentas para criar uma rotina organizada.

1- Agenda do Google 

Na agenda do Google eu adiciono apenas compromissos que possuem hora marcada, como consultas médicas, por exemplo.

Nesse aplicativo tem uma opção para o Google te lembrar do compromisso com alguma antecedência. De um modo geral, gosto de configurar para ser lembrada com um dia de antecedência. Assim, consigo planejar minha rotina do dia do compromisso com mais calma.

Mas estou criando o hábito de olhar a agenda da próxima semana no domingo. Aí vejo os compromissos com horário marcado da próxima semana e passo para o planner.

2- Planner

Ano passado senti que falhei um pouco na organização. Por isso, decidi que em 2021 eu tentaria me organizar com um planner. Existem milhares de modelos de planner no mercado. Tem para todos os gostos e para todos os bolsos.

Comprei um modelo simples e acessível da Tilibra e achei que ele está me atendendo super bem. Nesse planner, cada página está dividida em 4 dias, o que, pra mim, tem sido suficiente.

Como usar

Anoto em cada dia tudo que quero / preciso fazer naquela data. Procuro anotar tudo que vou lembrando, para esvaziar a mente e não esquecer de nada ao longo do dia. 

São anotações bem simples e objetivas. Se você quiser, você pode definir cores para cada área da sua vida. Exemplo: anotar demandas pessoais de rosa, tarefas do trabalho de verde e etc. É uma forma simples de categorizar.

Na correria do dia a dia, se não anotamos as tarefas, há grandes chances de esquecermos. Muitas vezes são tarefas pequenas, que cabem no nosso tempo, mas acabam esquecidas diante de outras coisas maiores. Então se eu preciso mandar uma mensagem cobrando alguém no WhatsApp, por exemplo, anoto no planner.

Depois de tudo anotado, tenho o prazer de ir ticando o que vou cumprindo. 

Não tenho o hábito de separar um dia na semana e anotar tudo que tenho para fazer no planner na próxima semana. Isso porque muitas coisas vão surgindo ao longo da semana. Então conforme as tarefas vão surgindo, eu vou anotando.

Uma coisa que também acontece é o cumprimento de uma tarefa gerar uma demanda para o futuro. Nesse caso, tico a tarefa concluída no dia e já anoto no planner a demanda que surgiu na data em que deverá ser realizada.

Estas são as duas ferramentas que mais uso para manter minha rotina organizada. 

Lembre-se que muito mais importante do que escolher as ferramentas que vai usar, é definir um sistema que faça sentido para você, que atenda às suas necessidades e funcione bem.

Vou deixar aqui algumas sugestões de livros que tem tudo a ver com rotina organizada e coisas afins:

Essencialismo: a disciplinada busca por menos – Greg McKeown

Trabalhe 4 horas por semana – Tim Ferriss

Vida organizada: Como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos – Thais Godinho


Recomendados para você

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.