5 dicas para organizar uma rotina cheia: relógio, caderno, lápis
Organização

5 dicas para organizar uma rotina cheia

Como está o seu nível de organização pessoal?

Tenho percebido que é bem mais fácil ser organizado quando está tudo bem e não há muitas coisas para gerenciar. Difícil é se manter organizado quando você tem várias frentes com as quais lidar: casa, filhos, trabalho, relacionamentos, saúde, etc.

Percebi isso após a chegada do meu filho. Eu, que sempre fui considerada organizada, me vi bem perdida.Entendi que já passou da hora de tomar uma atitude mais efetiva para melhorar as coisas. Hoje eu tenho muitas demandas e preciso ter um nível de organização mais alto para dar conta de tudo.

Por isso, nada melhor do que um ano novinho para começar uma nova rotina e botar ordem na vida. Agora que já estamos em fevereiro, é hora de engrenar e fazer de 2020 um ano melhor.

Se você está precisando melhorar a sua organização pessoal, sugiro que continue lendo e confira 5 dicas para colocar ordem no dia a dia.

1- Analise sua rotina

Não adianta querer fazer mil coisas ao mesmo tempo e deixar a vida ir te atropelando, achando que uma hora as coisas vão entrar no eixo naturalmente. Não vão. É preciso dar um passo para trás.

Pare, respire fundo e analise sua rotina. Tire um tempo para isso. Você vai perceber que não é perda de tempo. Pelo contrário, isso vai te trazer um ganho de tempo e qualidade de vida no futuro.

Pense em como é a sua rotina e vá anotando tudo. Qual o horário em que você acorda, quais atividades têm horário fixo e não podem ser mudadas, que horas você sai de casa, que horas volta, etc.

2- Priorize

É libertador entender que, se você tem muitas responsabilidades, não tem como dar conta de tudo ao mesmo tempo. A cada dia recebemos mais e mais informações. O mundo não pára de nos trazer demandas aparentemente urgentes.

Mas é importante aceitar que não dá para abraçar o mundo. É preciso priorizar e fazer uma coisa por vez.

Observe quais atividades e setores da sua vida são prioritários e de quais coisas você não faz tanta questão e pode abrir mão, pelo menos temporariamente. Tenha foco!

3- Defina metas

Confesso que nunca fui essa pessoa de ficar traçando metas para tudo. Sempre tive objetivos, mas na maioria das áreas da minha vida eu não traçava muitas metas.

Mas agora estou com alguns projetos em mente e percebi que posso realizá-los com mais facilidade se eu definir metas.

Para uma meta ser eficiente, ela precisa ser específica, clara, ter um prazo para ser realizada e ser possível de ser alcançada. Então defina metas reais. Estabelecer metas irreais só vai te deixar frustrado.

4- Monte um plano

Agora que você já tem claro na sua cabeça como é sua rotina, quais são as suas prioridades e quais metas você deseja alcançar, é hora de se planejar.

Escolha as ferramentas que mais te agradem e mão na massa. Use calendário, agenda, aplicativos, post-its, tudo que for necessário para te ajudar. O importante é conseguir se organizar.

5- Coloque em prática

De nada adianta ficar só planejando e não agir. É hora de colocar o planejamento em prática. Pode haver dias em que não será possível seguir o seu cronograma à risca, e está tudo bem. Claro que isso não pode se tornar a regra.

Se você notar que está muito difícil seguir o planejado, faça os ajustes necessários e siga em frente.

Aqui no blog tem outros posts que podem te auxiliar em algum aspecto da organização. Aproveite e dê uma olhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *