Como se planejar para não enlouquecer no final do ano
Organização,  Vida

Como se planejar para não enlouquecer no final do ano

Eu não sei vocês, mas não sou um grande fã dos finais de anos. Parece que conforme vamos nos aproximando de dezembro, começa uma contagem regressiva e temos que resolver a vida inteira antes de janeiro chegar.

Minha sensação é de que tudo que não foi feito ao longo do ano tem que ser feito/finalizado até o dia 31 de dezembro, como se o mundo fosse acabar e a vida não fosse continuar em janeiro. Sabemos que o mundo não vai acabar, mas a virada do ano traz uma sensação de renovação, né. Acho que por isso a maioria das pessoas fica nessa de querer resolver tudo.

Se você é como eu e quer passar um final de ano mais tranquilo, temos que nos planejar. Quando mais nos organizarmos, mais vai sobrar tempo para descansar, curtir a família e fazer o que realmente importa. Confira aqui algumas dicas para se planejar e não enlouquecer no final do ano.

Não deixe as coisas para a última hora

Essa é a dica principal. Com base nela, se organize para seguir as outras dicas com antecedência.

Desapegue

O final de ano é uma excelente época para fazermos aquela limpa em casa, porque sempre acabamos comprando ou ganhando coisas novas. Então é hora de abrir espaço para o novo entrar e aproveitar para fazer uma boa ação ou até mesmo ganhar um dinheiro extra. Se não for possível fazer um destralhe geral na casa, selecione as áreas mais críticas.

Presentes

Ninguém merece encarar o comércio lotado às vésperas do Natal. Para evitar isso, planeje a compra dos presentes com antecedência. Faça uma lista com todas as pessoas que você irá presentear, do porteiro ao seu filho.

Defina um valor para gastar com cada presente e já pense em umas duas opções de presente para cada pessoa (caso não encontre a primeira opção). Assim, você já sai de casa sabendo o que vai procurar, o que facilita a vida e diminui o tempo gasto na busca.

Cartões

Não sei se alguém ainda tem o hábito de enviar cartões pelos Correios. Caso tenha, é hora de comprar os cartões, preencher os envelopes e levar aos Correios até o final de novembro, para que cheguem antes do Natal no destino final.

Em tempos de Whatsapp, é legal cultivar uma tradição que vai na contramão da tecnologia. Tenho certeza que muitas pessoas ficariam surpresas ao receber um cartão.

Decoração

Gosto de montar a decoração natalina já em novembro. Assim temos mais tempo de curtir o nosso espaço decorado. Não sei se você é adepto de uma decoração mais minimalista, ou se é do tipo que gosta de enfeitar a casa toda.

Se você gosta de enfeitar bastante a casa, separe um dia para fazer isso. Guarde decorações cotidianas da casa para sobrar mais espaço para os itens festivos. Verifique se precisa comprar algum item novo para complementar a produção ou para substituir algo que tenha quebrado.

Prepare o lar caso vá receber hóspedes

Se você for fazer comemorações de final de ano na sua casa, verifique com antecedência o que precisa ser feito para deixar a casa pronta. Se for receber visitas para dormir, a sua lista de verificações pode ser ainda maior. Tem copos suficientes? Precisa fazer alguma manutenção na casa?

Como se planejar para o final de ano

Organize a sua agenda

Final de ano também é época de muitas festinhas e confraternizações. Organize a sua agenda para que você consiga participar de todas as comemorações que te interessar.

Finanças

Faça as contas de quanto vai receber nos próximos meses (novembro, dezembro e janeiro), incluindo 13º salário (caso você tenha um). Liste todos os gastos extras que terá e se esforce para se manter dentro do orçamento. Ninguém quer começar o ano endividado, afinal.

Priorize

Vamos ser sinceros. Aquela tarefa que você adiou durante o ano inteiro realmente precisa ser feita agora? Avalie quais são as suas prioridades e deixe o resto para depois (ou para nunca).

Faça listas

Não confie na sua cabeça. Faça listas! Liste o que precisa comprar, quem precisa contatar, o que precisa fazer em casa, o que precisa organizar, etc etc. Cada vez que sair de casa, aproveite para ver tudo que dá para resolver da sua lista na rua.

Descanse

Separe um tempo para descansar. A semana que antecede o Natal é um ótimo momento para fazer uma pausa e fugir da loucura do mundo. Não estou falando necessariamente de viajar. Se você puder programar uma viagem, melhor ainda.

Mas se não puder, aproveite para descansar em casa mesmo, faça alguma coisa que você goste, vá passear pela sua cidade. Desacelere!

Essas são as minhas dicas. Agora me conta: quais são os seus truques para fugir da correria do final de ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *