Organização

Passo a passo para planejar uma viagem

Viajar mais é o desejo da maioria dos brasileiros, mas tem muita gente que acha que só quem tem dinheiro consegue viajar regularmente. No entanto, com uma boa dose de planejamento e organização, é possível passear por aí mesmo com a grana curta.

Pensando nisso, fiz este post para trazer algumas dicas sobre planejamento de viagem que servem para qualquer pessoa, independente do orçamento disponível.

Como planejar uma viagem

Estabeleça um orçamento

O primeiro passo é pensar quanto você quer ou pode gastar na sua viagem. Isso vai te auxiliar e te guiar pelos próximos itens do planejamento. Analise quanto você pode desembolsar por mês com a viagem. Assim, você vai poder definir com quanto tempo de antecedência precisa começar a se programar.

Escolha o destino

Defina o local para onde você pretende viajar. Quer ir para a praia ou prefere um lugar de montanha? Quer fazer uma viagem de compras ou prefere um retiro em meio à natureza? Vai ser um passeio para um local mais próximo ou você irá para o exterior? Enfim, são muitas as opções, de acordo com o tipo de viagem que pretende fazer.

Defina a data

Após o planejamento financeiro e a escolha do destino, é hora de definir a data da viagem. Você tanto pode fazer uma viagem mais curta, em um feriado prolongado, por exemplo, quanto organizar um passeio mais longo, que dependa de férias.

Se você precisar tirar férias, já combine com seu empregador a data das suas férias. Caso você tenha flexibilidade na marcação das férias, viajar na baixa temporada é uma ótima opção, pois a diferença de preços é absurda.

Lembre-se também de verificar o clima do local para o qual pretende ir. Se você vai para uma cidade de praia, pesquise se naquele local não é época de chuva na data em que você está pensando em ir. Afinal, é bem chato viajar pensando em curtir aquela praia e chegar lá e só pegar chuva.

Escolha o tipo de hospedagem

Hoje em dia existem várias formas de hospedagem. É possível alugar um imóvel por temporada, através de plataformas como o Airbnb; ou optar pelo conforto de um hotel. Além disso, é possível se hospedar na casa de um amigo ou parente (caso você conheça alguém no destino) ou até mesmo ficar em um hostel. Hoje em dia existem muitos hostels bacanas por aí.

Selecione o meio de transporte

Como você pretende viajar? De ônibus? De avião? Ou de carro? Se for de carro, vai usar um veículo próprio ou alugado? Aqui também há uma variedade de opções. Se você escolher viajar de ônibus ou de avião, é preciso comprar a passagem com antecedência.

No caso de viagem aérea, você pode começar a monitorar os preços para tentar conseguir uma boa promoção. Se for viajar de carro, lembre-se de pensar nos gastos com combustível e pedágio, além de fazer uma revisão no veículo antes de seguir viagem.

Você também pode já definir qual será o seu meio de transporte dentro da cidade de destino. Vai utilizar o transporte público local? Se for o caso, é bom pesquisar antes como funciona. Vai utilizar aplicativos? Ou prefere alugar um carro?

Planeje o roteiro

Após definir o destino da sua viagem, é interessante planejar o roteiro do passeio. Pesquise o que tem para fazer no local, onde você pretende ir e quais pontos turísticos deseja visitar. Dependendo dos passeios que quiser fazer, você pode já comprar os ingressos antecipados para não correr o risco de encontrar tudo esgotado quando chegar no local. Outra dica é deixar alguns períodos livres na sua programação. Assim você fica com flexibilidade para descobrir novos locais durante a viagem.

Pense na alimentação

Dependendo do tipo de hospedagem que você escolher, pode ser que haja algumas refeições inclusas ou até mesmo que todas as refeições estejam no pacote. Caso não tenha todas as refeições inclusas, pense em como pretende fazer as refeições. Vai ter a possibilidade de cozinhar ou pretende comer fora? Se pretende comer fora, já pesquise com antecedência alguns locais dentro da sua faixa de orçamento.

Além disso, lembre-se que você também pode querer beliscar algo entre as refeições principais. Dependendo do tipo de viagem, você pode levar algumas coisas de casa com você para economizar, ou pode preferir conhecer a culinária local.

Faça uma checklist

Na semana da viagem, faça uma checklist para não se esquecer de nada que precisa levar. Se precisar comprar algo, aproveite para fazer isso uns dias antes da viagem. Caso você tenha filho pequeno, aqui no blog tem um post com uma checklist do que levar na mala do bebê.

No mais, aproveite bastante a sua viagem!

error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *