Casa

Como escolher a geladeira ideal

Desenho de uma geladeira aberta mostrando tudo que tem dentro.

Como comentei no post da semana passada, minha geladeira quebrou. Tive que escolher um modelo novo para comprar rapidamente e achei que seria interessante contar para vocês o que considerei na minha escolha.

Marca

Hoje em dia existe uma variedade considerável de marcas no mercado. No entanto, tem aquelas que são mais tradicionais e conhecidas. Eu foquei especificamente em três: Brastemp, Consul e Electrolux. Sei que a Brastemp e a Consul são do mesmo fabricante. A Electrolux tem uma fábrica aqui na minha cidade, o que me fez pensar que seria mais fácil no caso de precisar de assistência técnica e tal.

Preço

Geladeira já é um eletrodoméstico bem caro. Tentei não tornar a compra mais cara do que o necessário. Por isso escolhi um modelo sem grandes inovações. O técnico que esteve em casa para ver se meu refrigerador antigo ia ter conserto disse que, quanto mais simples o modelo, menos chance de dar problema. Além do mais, é sabido que a maioria dos eletrodomésticos de hoje em dia não são tão duráveis quanto àqueles do passado. Provavelmente a geladeira da sua avó, por exemplo, durou muito mais do que a sua vai durar.

Medidas

As marcas têm feito geladeiras mais altas de uns tempos para cá. O ideal é medir o espaço que você tem em casa para não correr o risco de não caber e você arrumar outro problema. A minha geladeira nova deve ser uns 15 cm mais alta que a antiga.

Capacidade (litros)

A minha geladeira antiga já era grande, tinha 400 litros e alguma coisa. No entanto, a parte da geladeira mesmo eu nunca chego a encher demais. Já o freezer, já comentei no outro post que gosto de congelar bastante coisa. Então, para mim, o mais importante era a capacidade do freezer.

Outras características

Assim como meu modelo anterior, optei por continuar com um modelo frost free, pela praticidade de não ter que programar descongelamentos frequentes na geladeira.

Eficiência energética

Bom, hoje em dia imagino que a maioria dos refrigeradores receba o selo A de eficiência energética do INMETRO, mas em todo caso, é bom conferir antes de comprar.

Acho que esses foram os principais pontos que considerei ao efetuar a compra do meu refrigerador. No fim das contas, acabei optando por um modelo da Consul.

Dica extra

Assim que comprei minha nova geladeira, fiquei pensando como faria para me livrar da antiga de maneira rápida e adequada. Acabei conseguindo vendê-la para uma empresa que conserta eletrodomésticos para revender e eles foram retirar em casa no mesmo dia. Não pagaram muito, mas foi uma facilidade que me resolveu um possível problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *