Blogs

5 erros que você deve evitar em um blog

Criar um blog e começar a postar pode parecer simples. Mas se você quiser fazer isso de maneira estratégica para ter sucesso, existem alguns erros que você deve evitar em um blog.

Mas afinal, o que é um blog?

Blog é um tipo de site em que você pode, a qualquer momento, publicar textos classificados por data ou categorias.

Quando surgiram, os blogs eram usados como uma espécie de diário pessoal na internet. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que dava pra ganhar dinheiro com os blogs e passaram a usá-los de maneira profissional.

Então vamos aos erros.

5 erros que você deve evitar em um blog

1- Não definir um nicho

Você já deve ter ouvido falar da importância do nicho para o sucesso de um negócio. Mas ao começar um blog, muitas pessoas se esquecem disso e começam a postar conteúdos aleatórios e que interessam a ela mesma, sem definir um nicho e sem pensar se aquilo faz sentido.

2- Não postar com frequência

O blog é uma mídia de consumo mais lento, digamos. Por isso, é comum que a frequência de publicações de um blog seja menor do que a de uma rede social, como o Instagram.

Mas isso não significa que você não deva ter uma frequência. Pelo contrário, postar com regularidade é muito importante para que os leitores não percam o interesse no seu blog e para que o algoritmo entenda que sua página é relevante.

3- Conteúdos com baixa qualidade

Na ânsia de postar com frequência, é preciso tomar cuidado para não sair postando qualquer conteúdo que não tenha valor para o público. 

O artigo inteiro precisa ter qualidade: título, estrutura do texto, conteúdo, imagens etc. O Google ranqueia os melhores conteúdos para os usuários. Por isso, dê o seu melhor.

4- Não utilizar estratégias de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou Motor de Otimização de Busca. Em termos mais simples, usar estratégias de SEO é importante para ajudar a ranquear seus posts nas primeiras posições em mecanismos de busca como o Google.

Existem muitas estratégias de SEO, mas a principal delas consiste em definir uma palavra-chave para ser usada no seu texto e saber inseri-la corretamente ao longo do post.

5- Não atualizar os posts antigos

Um post de blog não tem validade. Por isso, é preciso ter o cuidado de manter seus artigos atualizados. 

De tempos em tempos, é importante atualizar os textos antigos, pois é muito chato para o usuário encontrar um post de blog em uma busca e, ao abrir para ler, perceber que o conteúdo não é mais interessante.

Agora que você já sabe os 5 erros que você deve evitar em um blog, é hora de se preparar e praticar!


Recomendados para você