Organização

Como diminuir o tempo no celular

Você já sentiu aquele momento de pânico quando você pensa que perdeu o celular? Isso acontece porque hoje passamos muito tempo no celular, parece até que ele faz parte do nosso corpo.

E apesar desse aparelho ser muito útil no nosso dia a dia, ele também é capaz de tomar o nosso tempo. 

Por isso, hoje vamos falar sobre gestão de tempo no celular.

O que é gestão de tempo?

Gestão de tempo é quando você consegue gerenciar o seu tempo de forma a conseguir utilizá-lo da melhor maneira possível. Significa administrar todas as suas atividades dentro do tempo que você tem para conseguir aproveitá-lo melhor.

Gestão de tempo e produtividade

A gestão de tempo está muito ligada à produtividade. Normalmente quando pensamos em administrar nosso tempo, o objetivo é aumentar a produtividade para dar conta de nossas demandas diárias e ainda sobrar tempo para o descanso e o lazer.

O celular é o ladrão de tempo

Com o surgimento dos smartphones anos atrás, os celulares deixaram de ser meros aparelhos que serviam para fazer ligações e enviar mensagens de texto e passaram a ser aparelhos com múltiplas funções.

Aliás, hoje em dia, o que as pessoas menos fazem nos celulares são ligações. Os smartphones são usados para acessar a internet e as redes sociais, bater papo, tirar fotos, escrever anotações, jogar, pedir comida e muito mais.

Com isso, acabamos nos tornando dependentes desses aparelhos. 

E as redes sociais são grandes responsáveis por nos prenderem às telas dos celulares por horas e horas. O indivíduo começa a rolar o feed e quando vê já se passou um tempão. 

Mas com uma rotina corrida, cheia de afazeres, o que podemos fazer para passar menos tempo no celular e dar conta de tudo que precisamos?

Não tenho uma fórmula mágica pra isso, mas tenho algumas dicas que aplico e que podem te ajudar.

Dicas para diminuir o tempo no celular

1. Recorra ao papel

Algumas coisas que fazemos no celular podem ser feitas no papel. Inclusive, escrever à mão é um bom exercício para a criatividade.

2. Saia do automático

Estamos tão viciados nos smartphones, que muitas vezes pegamos o celular sem motivo algum. 

Por isso, comece a prestar atenção no seu comportamento e evite pegar o aparelho sem necessidade.

3. Desative as notificações

Desative todas as notificações que puder. Quando você recebe uma notificação, mesmo que você decida não olhar, seu cérebro se desconcentra e você começa a pensar naquilo e fica curiosa para saber o que é.

Se você opta por checar as notificações logo, mesmo que seja algo rápido, o seu cérebro demora para se concentrar novamente e retomar de onde parou.

4. Aproveite os recursos do próprio celular ou dos aplicativos que você já utiliza

O Instagram, por exemplo, possui um recurso que mostra o tempo médio diário que você passa no aplicativo.

É possível definir o tempo diário que você pretende passar no app e criar um lembrete para ele te avisar quando estiver vencendo o tempo.

Siga o caminho:

  • Entre no seu perfil.
  • Clique nas 3 linhas no canto superior direito.
  • Vá em Sua atividade.
  • Clique na aba Tempo.

5. Utilize uma ferramenta para te ajudar na gestão do tempo

Recentemente comecei a usar o app Forest na sua versão gratuita. É um aplicativo para te ajudar a manter o foco. 

Nele há um temporizador. Você define um tempo para manter o foco e aciona o cronômetro. Enquanto você está focada, o Forest planta uma árvore.

Se você usar o celular antes do cronômetro parar, sua árvore morre.Mas você pode escolher alguns aplicativos para funcionar mesmo quando o temporizador do Forest estiver acionado. Por exemplo: um app para ouvir música.

Eu nunca quero deixar minhas árvores morrer. Por isso, faço um esforço para não pegar o celular quando o app estiver ativo.

Na maioria das vezes, procuro colocar um tempo mínimo de 1 hora para focar em outras atividades.

Na versão PRO, são plantadas árvores reais.

Se você gosta de assuntos relacionados à organização e produtividade, leia também: Minhas ferramentas para criar uma rotina organizada.


Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.