
Como diminuir o tempo no celular
Você já sentiu aquele momento de pânico quando você pensa que perdeu o celular? Isso acontece porque hoje passamos muito tempo no celular, parece até que ele faz parte do nosso corpo.
E apesar desse aparelho ser muito útil no nosso dia a dia, ele também é capaz de tomar o nosso tempo.
Por isso, hoje vamos falar sobre gestão de tempo no celular.
O que é gestão de tempo?
Gestão de tempo é quando você consegue gerenciar o seu tempo de forma a conseguir utilizá-lo da melhor maneira possível. Significa administrar todas as suas atividades dentro do tempo que você tem para conseguir aproveitá-lo melhor.
Gestão de tempo e produtividade
A gestão de tempo está muito ligada à produtividade. Normalmente quando pensamos em administrar nosso tempo, o objetivo é aumentar a produtividade para dar conta de nossas demandas diárias e ainda sobrar tempo para o descanso e o lazer.
O celular é o ladrão de tempo
Com o surgimento dos smartphones anos atrás, os celulares deixaram de ser meros aparelhos que serviam para fazer ligações e enviar mensagens de texto e passaram a ser aparelhos com múltiplas funções.
Aliás, hoje em dia, o que as pessoas menos fazem nos celulares são ligações. Os smartphones são usados para acessar a internet e as redes sociais, bater papo, tirar fotos, escrever anotações, jogar, pedir comida e muito mais.
Com isso, acabamos nos tornando dependentes desses aparelhos.
E as redes sociais são grandes responsáveis por nos prenderem às telas dos celulares por horas e horas. O indivíduo começa a rolar o feed e quando vê já se passou um tempão.
Mas com uma rotina corrida, cheia de afazeres, o que podemos fazer para passar menos tempo no celular e dar conta de tudo que precisamos?
Não tenho uma fórmula mágica pra isso, mas tenho algumas dicas que aplico e que podem te ajudar.

Dicas para diminuir o tempo no celular
1. Recorra ao papel
Algumas coisas que fazemos no celular podem ser feitas no papel. Inclusive, escrever à mão é um bom exercício para a criatividade.
2. Saia do automático
Estamos tão viciados nos smartphones, que muitas vezes pegamos o celular sem motivo algum.
Por isso, comece a prestar atenção no seu comportamento e evite pegar o aparelho sem necessidade.
3. Desative as notificações
Desative todas as notificações que puder. Quando você recebe uma notificação, mesmo que você decida não olhar, seu cérebro se desconcentra e você começa a pensar naquilo e fica curiosa para saber o que é.
Se você opta por checar as notificações logo, mesmo que seja algo rápido, o seu cérebro demora para se concentrar novamente e retomar de onde parou.
4. Aproveite os recursos do próprio celular ou dos aplicativos que você já utiliza
O Instagram, por exemplo, possui um recurso que mostra o tempo médio diário que você passa no aplicativo.
É possível definir o tempo diário que você pretende passar no app e criar um lembrete para ele te avisar quando estiver vencendo o tempo.
Siga o caminho:
- Entre no seu perfil.
- Clique nas 3 linhas no canto superior direito.
- Vá em Sua atividade.
- Clique na aba Tempo.

5. Utilize uma ferramenta para te ajudar na gestão do tempo
Recentemente comecei a usar o app Forest na sua versão gratuita. É um aplicativo para te ajudar a manter o foco.
Nele há um temporizador. Você define um tempo para manter o foco e aciona o cronômetro. Enquanto você está focada, o Forest planta uma árvore.
Se você usar o celular antes do cronômetro parar, sua árvore morre.Mas você pode escolher alguns aplicativos para funcionar mesmo quando o temporizador do Forest estiver acionado. Por exemplo: um app para ouvir música.
Eu nunca quero deixar minhas árvores morrer. Por isso, faço um esforço para não pegar o celular quando o app estiver ativo.
Na maioria das vezes, procuro colocar um tempo mínimo de 1 hora para focar em outras atividades.
Na versão PRO, são plantadas árvores reais.

Se você gosta de assuntos relacionados à organização e produtividade, leia também: Minhas ferramentas para criar uma rotina organizada.
Recomendados para você

Como editar seu perfil no Pinterest

7 lições que os afiliados iniciantes precisam saber
Você pode gostar

O que fazer para organizar a rotina de trabalho
12 de janeiro de 2022
5 dicas para organizar uma rotina cheia
10 de fevereiro de 2020