Blogs

Como criar um blog e fazer as principais configurações

Ao contrário do que muitos pensam, continua valendo a pena criar um blog! Por isso, hoje eu trouxe um passo a passo para você que quer montar um blog e não sabe por onde começar.

Se você pensa em criar um blog para fins profissionais, a plataforma mais recomendada é o WordPress. Mas existem outras opções, como o Blogger.

É possível começar gratuitamente, mas, se quiser dar uma cara mais profissional para o seu blog, o ideal é investir algum dinheiro para comprar um domínio próprio e uma hospedagem.

O que é domínio

É um nome personalizado para identificar o seu site na internet. Ao comprar um domínio, você pode escolher o endereço. Veja um exemplo: <www.minhaempresa.com>. No caso de um domínio grátis, seu endereço na web não será totalmente personalizado, como no modelo: <www.minhaempresa.wordpress.com>.

O que é hospedagem

É um espaço em um servidor para que você possa armazenar todo o conteúdo do seu blog de forma segura. A contratação de uma hospedagem tem o intuito de manter o site funcionando perfeitamente o tempo todo.

Em muitos casos, você pode comprar o domínio junto com a compra da hospedagem.

Quando eu decidi criar meu blog, fui pesquisar plataformas de hospedagem e acabei escolhendo a Hostinger. Estou muito satisfeita com o serviço deles. Além do mais, sempre que estou com alguma dificuldade, entro em contato pelo chat e eles me dão todas as orientações para resolver o problema.

Flay lay de uma mesa com um caderno, lápis, notebook e parte de uma pessoa digitando.

Passo a passo para iniciar um blog

Após efetuar estes passos iniciais, você terá que fazer as primeiras configurações do seu blog. Vou passar aqui alguns passos que servirão para quem usa a plataforma do WordPress.

Acesse o painel de controle do blog e vá em “configurações – geral”. Defina o título do blog, coloque uma pequena descrição e configure formatos de data e hora. 

Acesse também “configurações – links permanentes” e defina como será o formato dos links dos posts. Isso é importante para o ranqueamento no Google. Por isso, opte por alguma opção que contenha o título do post,e  não apenas números.

Instalando um tema

Vá em “aparência – temas – adicionar novo”. Escolha um tema que te agrade e clique em “instalar”. Feita a instalação, clique em “ativar”.

Após instalar o tema, volte em “aparência”, clique em “personalizar” e configure o tema de acordo com seu gosto.

Plugins

Plugins são complementos que melhoram o funcionamento de um blog. Muitos são gratuitos e são de fácil instalação. No painel, vá em “plugins – adicionar novo”. Você pode fazer uma busca pelo nome do plugin. Clique em “instalar agora”. Em seguida, clique em “ativar”.

Vou deixar aqui alguns plugins muito úteis para quem está começando:

  • Yoast SEO: é uma unanimidade. O Yoast SEO faz uma análise de cada post seu em relação à SEO e detalha todos os pontos que você precisa melhorar no texto para otimizar o conteúdo para o Google.
  • W3 Total Cache – serve para melhorar a performance do blog e aumentar a velocidade de carregamento.
  • Imagify – reduz drasticamente o tamanho das imagens, sem perder qualidade, o que melhora a velocidade de carregamento de uma página.

Como fazer o primeiro post

Vá em “posts – adicionar novo” e solte sua imaginação!

Agora deixa um comentário aqui e me conta se este conteúdo te ajudou!


Recomendados para você

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.